5 Dicas para Fotos de Espaços Internos

Embora eu seja assumidamente apaixonada por retratos (falo disso até demais rs…) também gosto muito dos outros “tipos” de fotografia. Um desses tipos é a fotografia de interiores – arquitetura, institucional, decoração, quartinhos de bebê ou simplesmente de algum lugar legal visitado nas férias. É muito divertido fazer esse tipo de foto :) Se você também está afim de entrar para essa área de fotos de interiores veja alguns truques que aprendi:


1. Uma grande angular é essencial. Na necessidade de captar um espaço inteiro, ainda mais quando ele é mais apertado, só uma Lente Grande Angular salva.
Não sabe o que é uma Grande Angular? Leia os artigos “O que é Distância Focal” e “Como escolher sua lente”.


Até mesmo quando você tem espaço para dar “uns passos para trás” a Grande Angular dá a sensação de estar ali no meio do lugar fotografado, pois acaba simulando levemente a nossa visão periférica.




Quarto do Bebê | 10mm – ISO 1600 – f/3.5 – 1/60s


Antes de comprar uma Lente adequada eu sempre alugava de um amigo. Também já fiz uma brincadeira de simular uma foto de GA usando somente uma lente 18-55m e MUITA força de vontade (foram horas editando as fotos.) Só dá pra fazer isso de brincadeira, porque dá muuuuito trabalho rs… 

O fato é que se você pretende fazer fotos assim ou você compra uma Grande Angular agora, ou começa a emprestar/alugar de alguém: pois será bem importante tê-la! :) Se você for um fotógrafo de baixa renda como eu alugar a lente por anos antes de comprá-la é uma opção super válida!

2. O tripé é seu melhor amigo
Além de querer o máximo de nitidez queremos liberdade para compor a foto da melhor forma. A maior vantagem de fotografar objetos que não são pessoas é que eles não se mexem ou piscam, então você pode compor a foto com muita calma e cuidado e conseguir o resultado perfeito em somente um click. E para isso nada como um tripé deixando a câmera exatamente aonde você quer que ela esteja!

Uma vantagem interessante também é poder usar velocidades mais longas – em uma situação onde a nitidez é muito importante mas a luz é escassa você pode manter o ISO baixo, a Abertura num valor mais alto e “sacrificar” a velocidade. A foto abaixo foi feita com 2 segundos de exposição, por exemplo! Só com um tripé eu conseguiria esse resultado, pois sem ele seria necessário aumentar o ISO e o ruído iria começar a aparecer.




Diagnóstico por Imagem | 10mm – ISO 200 – f/11 – 2s


O tripé também faz par com a próxima dica, que é…


3. Foco manual para fotos super nítidas: Com a câmera presinha no tripé usar o Foco manual fica moleza: você garante o melhor foco e o tripé garante que ele continuará no lugar certo :)

4. Live View, sim senhor! Quando o Live View apareceu pela primeira vez nas câmeras Reflex os fotógrafos mais “xiitas” ficaram des-es-pe-ra-dos. Eles achavam que isso era “coisa de compacta” e que câmeras “profissionais” não deveriam ter essas facilidades. BESTEIRA! O Live View não me serve pra nada na hora de fotografar pessoas, mas na hora de fotos como as de interiores ele é super útil. Por quê?

A sua câmera vai estar em um tripé e em uma altura que pode não ser a sua, então encaixar o olhinho no Viewfinder fica bem chato e desconfortável! Fazer o foco manual vai ser muito mais prático, afinal você poderá dar zoom em um local específico e conseguir o foco mais que perfeito!
Não abro mão do Live View em fotos como essas :)

5. De olho nos detalhes
Além de todo o cuidado com a foto em si lembre-se de olhar para os detalhes no espaço que você está fotografando. Na foto acima, por exemplo, eu interferi bastante na “cena” tirando fios aparentes, virando as tampas dos lixos todas para o mesmo lado e empurrando uma mesa pro outro lado. Às vezes você vai interferir menos, mas lembre-se que só porque está aparecendo um monte de coisa ao mesmo tempo não quer dizer que a foto não terá defeitos!

Itaipu | 10mm – ISO 1000 – F/3.5 – 1/30s


Caso não consiga interferir no espaço lembre-se de ir de um lado para o outro procurando os ângulos que são mais interessantes e com menos interrupções


Créditos: http://www.dicasdefotografia.com.br/5-dicas-para-fotos-de-espacos-internos

Nenhum comentário:

Postar um comentário