No Post de hoje vou mostrar como podemos fazer Macro usando uma lente colocada invertida em frente da lente do Kit da XTi, a 18-55mm.
Para isso vou utilizar uma lente 50mm antiga e depois uma lente Canon 50mm f1.8 atual.
Primeiro vejamos como fica a configuração com uma antiga lente Schneider que um amigo fotógrafo me deu de presente. Olha ela aí do lado da 18-55mm
Pra usar é bem simples, basta posicionar a lente de maneira invertida na frente da 18-55mm que está na câmera, segurando com a mão mesmo.
Essa é a foto dos fósforos com a lente do Kit apenas.
E aqui o resultado com a 50mm antiga colocada em frente da lente do Kit.
Mais uma vez é possível notar a vinheta causada mas um simples Crop é suficiente para retirá-la.
Agora vamos testar a configuração usando a lente Canon 50mm f1.8 invertida em frente da 18-55mm. Aqui está ela ao lado da lente do Kit.
A colocação em frente da câmera é feita da mesma maneira, segurando com a mão.
Novamente uma foto com a lente original do Kit.
E o resultado com a colocação da Canon 50mm f1.8 invertida em frente da lente 18-55mm.
Uma coisa que se percebe é a semelhança na ampliação das duas lentes, inclusive na vinheta gerada. A vantagem desse sistema é a possibilidade de se regular a abertura uma vez que a lente principal está conectada na câmera.
Caso a pessoa queira um sistema mais confortável de fixação da lente invertida, basta fixá-la com fita adesiva na lente do kit ou se quiser algo mais “profissional” é só adquirir um anel adaptador Rosca-Rosca obedecendo as medidas de diâmetro de cada lente. Se uma lente utiliza filtros de medida 55mm e outra 58mm por exemplo, deve-se adquirir um anel adaptador Rosca-Rosca 55-58mm.
Ele permite que cada lente seja enroscada em um dos lados tornando a fixação mais segura.
Novamente é encontrado no www.macrofotografia.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário